O Veredas Novas tem por objetivos:
Para a execução da iniciativa, a RNP, em parceria com a Telebrás e, em alguns casos, com governos estaduais, ampliará ou criará a infraestrutura vicinal de interligação à rede óptica nacional da Telebras até as localidades onde estão os campi no interior. Isso permitirá levar maior velocidade, até 1 Gb/s, aos campi situados próximos à infraestrutura dessa rede, estendendo sua abrangência e capacidade. O campus passará a contar com uma conexão direta à rede Ipê, por meio do Ponto de Presença (PoP) da RNP no seu Estado. A rede Ipê conta também com o apoio da Oi por meio de investimentos em P&D acordados com a Anatel.
As ações do Veredas Novas acontecem através das seguintes parcerias:
Com a Telebras:
Neste caso, a conexão das instituições seguirá o cronograma de expansão da rede Telebras. Caberá à empresa prover a infraestrutura de comunicação entre o campus no interior e o Ponto de Presença da RNP na capital. Caberá à RNP ampliar a capacidade dessa infraestrutura, para permitir uma conexão de alta velocidade, a partir de 100 Mb/s ou 1Gb/s para cada campus. Por fim, caberá aos Institutos Federais (IFs) / Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) hospedar em suas instalações os equipamentos e a infraestrutura necessários à recepção da conexão.
Com os Estados:
A partir da implantação das Redes Metropolitanas Comunitárias de Educação e Pesquisa (Redecomep) nas capitais, foram formalizados acordos de extensão e interiorização conjunta da rede acadêmica com iniciativas estaduais, com apoio e coordenação do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de C&TI (CONSECTI) e do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Apoio à Pesquisa (CONFAP). Nessas unidades da federação, como o Ceará, Espírito Santo, Pará, Paraíba, Rio Grande do Sul, entre outras, onde uma iniciativa de rede estadual estiver em desenvolvimento, o Veredas Novas construiu parcerias para sua implementação. Iniciativa
Parceiros
Instituições
Empresas
Estados
| |